Voltar para Quem Somos?

Filosofia de Ministério

A Filosofia de Ministério descreve como uma igreja fará para alcançar, com o evangelho de Cristo, sua comunidade particular baseada na visão, missão e os valores. Qual é o chamado específico e particular de nossa igreja? Uma igreja que pretende levar o evangelho integral para todas as pessoas não pode ficar restrita a eventos esporádicos, principalmente aos finais de semana.

À luz desta compreensão, a Igreja Batista em Conchal declara que sua filosofia de ministério implica priorizar relacionamentos, envolvendo todos os seus participantes, além dos limites dos cultos e atividades. Entendemos que as pessoas precisam de Deus em suas vidas, mas que pessoas precisam de pessoas. “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2.18). Assim, “melhor é serem dois do que um” (Eclesiastes 4: 12). Cremos na Igreja como corpo de Cristo, no sentido em que Cristo age no mundo através da Igreja (At 1. 14). Isto é, Cristo age no mundo através de pessoas. Então, discipulado se faz através de relacionamentos. Discipular é ensinar a guardar todas as coisas que o Senhor Jesus mandou (Mt 28.19,20). Mostrar o evangelho funcionando no dia-a-dia (2Tm 3.10-12). O cuidado do rebanho se faz através de relacionamentos, pois “admoestar os insubordinados, consolar os desanimados e amparar os fracos” é dever de todos os cristãos (1Ts 5.14). Ministérios serão desenvolvidos através de relacionamentos. Ministério, serviço, diaconia, não é algo ligado a estruturas e programas, mas sim a pessoas.

Cremos que todo cristão é um ministro. Uma das mais extraordinárias verdades resgatadas pela Reforma Protestante foi a doutrina do sacerdócio universal de todos os cristãos. Isto é, todos os cristãos têm livre acesso a Deus por meio de Jesus Cristo, e todos os cristãos têm a autoridade e todos os recursos necessários para representar o Senhor Jesus no mundo. Isto implica dizer que o ministério é tarefa de todo o povo de Deus, e não apenas dos ministros ordenados. Todo serviço cristão realizado por amor a Cristo e ao próximo é ministério. O Espírito Santo dá dons e ministérios a todos e cada um dos cristãos (1Co 12. 4-7, 11; 2 Pe 2. 9, 10) e, justamente nesta compreensão, é que afirmamos que todo cristão é um ministro, o que justifica o fato de que a Igreja Batista em Conchal cumprir sua missão através de todos os seus participantes.

A ênfase em relacionamentos e a convicção de que todo cristão é um ministro, apontam para o fato de que a Igreja Batista em Conchal não é apenas uma “comunidade reunida para culto”, mas um organismo vivo que, através de seus membros, se espalha por todos os lugares, todos os dias, fazendo tudo para a glória de Deus (1Co 10.31). O ministério de uma igreja não é medido pelo número de pessoas que frequentam seus cultos, mas pela dinâmica de vida dessas pessoas no dia-a-dia da comunidade cristã e seu serviço no mundo.

A Igreja Batista em Conchal, portanto, quer levar o evangelho integral (“o evangelho todo para o homem todo”), todos os dias, em todos os lugares, através de todas as atividades de todos os seus participantes.