Por que “Conchal”?

A palavra conchal é um substantivo masculino formada pela palavra concha mais o sufixo ‘al’ significando amontoado de conchas.

O historiador e escritor Sandro Ferrari em seu livro ‘Núcleos do Conchal’ – 2011, nas págianas 22 e 23, define que “são os grandes depósitos desse material calcário que ficaram conhecidas como sambaquis, que os pioneiros colonizadores também chamavam de conchal, designação que significa um simples amontoado de conchas. Depósitos de conchas como estes também sugeriram nomeações semelhantes em outras regiões do estado como, por exemplo, Ribeirão de Conchas, afluente do Rio Tietê, que deu nome ao Município de Conchas; ou um outro Conchal, do Munícipio de Xiririca, no Vale da Ribeira.”

“Na bacia do Rio Mogi Guaçu, a descoberta de um grande conchal na barranca de um curso d’água que serpenteia uma zona profunda e alagadiça, foi o que deu causa à denominação do ribeirão do Conchal. Conforme esclarece o depoimento do Sr. Sebastião de Souza Campos, esse depósito de conchas ficava no lugar onde se formaria o bairro que até hoje se chama Conchal Velho, … onde ‘existia um espraiado branco, ponto de partida de tropeiros, … chamado de ‘Bebedouro das Conchas’, pois era característico deste lugar uma grande quantidade de moluscos envolvidos em conchas de várias cores, predominado pretas e brancas que pontilhavam o espraiado branco’. (Manuscrito anônimo, in Ferrari, Sandro – “Conchal, A Morada dos Rios”- 2008)”